wearing glasses
/ / / Comprando Óculos no Canadá (Montréal)

Comprando Óculos no Canadá (Montréal)

Depois de ter uma experiência bem complicada comprando um óculos aqui em Montréal, no Canadá, eu resolvi compartilhar o que aconteceu de errado e depois como eu consegui resolver o problema.

O que aconteceu de errado?

Senta que lá vem história. Se quiser, pule para o “recomendação de comprar óculos”.

Eu trabalho em uma empresa que dá $500 de benefício a cada dois anos. Então, quando eu finalmente consegui aproveitar esse benefício, eu resolvi ir finalmente comprar meus óculos aqui. Por algum motivo, minha lente da direita estava toda arranhada e começou a me dar dor de cabeça.

O aplicativo do plano de saúde e benefícios da empresa tinha uma busca por local, então eu pus o endereço do meu apartamento antigo (na rua Monk, perto da estação da linha verde do metrô) e encontrei uma ótica a 10 minutos andando da minha casa! Telefonei lá e agendei um horário para a mesma semana, às 17h.

O problema é que o pessoal da ótica Les Binocles colocou o endereço da Monk mas o telefone da unidade St. Denis. Para vocês verem a diferença:

image

Explicando: eu trabalhava no “The Triangle”, morava perto do Binocles (Les) embaixo. Só que por erro do cadastro deles, liguei e agendei no Les Binocles St Denis (em cima). 5km de diferença, no centro da cidade. Demorei 1 hora para chegar lá.

Como foi o atendimento?

Eu saí de lá achando que pelo menos tinha valido a pena. Depois de ser atendido em Inglês (meu Francês era praticamente nulo na época), eu fiquei impressionado com as máquinas e testes que fizeram. A consulta é bem parecida com a do Brasil: você olha numa máquina que tem um balãozinho vermelho no fim de uma estrada, depois numa máquina que tem cores amarelas, verdes e vermelhas, e depois uma outra máquina sopra seu olho.

Depois disso, você vai com o optometrista (não é oftalmo que faz prescrição de óculos aqui) e faz aquilo de ficar comparando “qual está melhor? a primeira ou a segunda?” por várias vezes.

Isso foi bem legal!

Mas o que deu errado?

Uma semana depois chegou o meu óculos novo. Pedi que entregassem na ótica da rua da minha casa. Nesse meio tempo já tinham arrumado o cadastro no aplicativo e eu consegui ligar na ótica da rua da minha casa para ir lá buscar. Demorou mais alguns dias para enviarem, mas acho que uns 10 dias depois chegou (quando eu explicar como comprar óculos no Canadá você vai entender porque 10 dias é um absurdo) e eu fui lá buscar.

O problema é que a lente direita estava errada. Totalmente errada. Não focava nem se eu segurasse o papel na minha frente, era horrível. Aí liguei lá reclamando, pediram “para eu dar uma semana para acostumar”. Eu disse que era estranho, porque o olho esquerdo estava normal. Mas, esperei uma semana, porque ainda estava impressionado com o atendimento e as máquinas.

Não acostumei, obviamente. Quando deu uma semana, liguei lá e, relutante, a atendente da Monk (porque agora eu só ia lidar com o pessoal da ótica da rua da minha casa) falou para eu marcar um horário e verificar. Eu pedi para me encaixarem no próximo horário disponível, porque eu já estava com muita dor de cabeça.

Um dia depois, fui lá e ela verificou que, realmente, a lente direita estava com a prescrição errada. Ela mediu tudo de novo na maquininha de comparação e viu que estava uns 2 graus errado. Eu fiquei puto e pedi para trocarem. Ela pediu desculpas e fez o pedido da nova lente. Assim que chegasse, ia me ligar para que eu fosse lá trocar.

4 dias depois, chega a nova lente na loja e eu vou lá trocar. Dessa vez sim, a lente deu uma impressão boa no começo. Mas foi só o “menos pior”, já que dois dias depois quando eu acostumei com a nova lente, percebi que o foco de coisas que estão longe com o meu olho direito é bem ruim. A atendente ficou meio irritada, dizendo que não ia ficar perfeito nunca, mas eu falei que eu precisava que ficasse pelo menos bom. Que se fosse para ficar ruim, eu ficava com meus óculos antigos. Ela então recomendou um outro exame, que ia dilatar a pupila. Marcou para uma semana depois, mas não me falou o preço.

Bob Esponja: Uma hora depois, etc + Download - YouTube | Bob esponja, Como  fazer banner, Logotipo do youtube

Depois de um tempão, conseguimos marcar o exame de dilatar a pupila. A oftalmologista (dessa vez foi uma oftalmo, acho que é porque é um exame que mexe com químicos?) que me atendeu foi a melhor de todas, quase recuperou minhas esperanças na Les Binocles. Fez o exame, viu que realmente estava algumas frações de grau errado, mas que não havia nada de fisicamente errado com meu olho.

Trocamos DE NOVO a lente direita do meu óculos. Quando fui buscar o óculos, a atendente queria me cobrar $30 pelo exame de dilatar a pupila. S’ó que 1) ela nunca havia me dito que ia cobrar e 2) eu só tive que fazer o exame porque ela errou os outros dois resultados.

Aí veio um diálogo tenso:

Eu: “não acho justo eu pagar por algo sem saber. Se ela tivesse me avisado antes, eu poderia decidir se faria ou não. Eu achei que ainda estava na intenção de vocês compensarem pelo erro das prescrições erradas”
Atendente: “você quer que a oftalmologista trabalhe de graça?”
Eu: “claro que não. Mas e se o exame fosse $3,000 ao invés de $30? Vocês que erraram a prescrição, vocês que paguem a oftalmo”
Dona: “mas o seu plano já cobriu $ 500, você ainda quer mais $30?”
Eu: “me desculpa se eu tenho um plano bom. Desses $500 que o plano cobriu, você com certeza ganhou uma boa parte, senão não atenderia pelo plano, né? Além do dinheiro que você ganhou, você quer ainda mais $30? E eu ainda vou sair instatisfeito da loja?”
Dona: “olha, faz o seguinte: paga e depois pede reembolso pro seu plano. Eu vou mandar uma mensagem para eles falando que foi erro nosso”.

Dito e feito: paguei e nunca mais vi a cor do dinheiro! Mas também, $30 é mais pelo princípio do que pelo dinheiro mesmo.

Isso tudo aconteceu por volta de Novembro de 2019. E Novembro é bem geladinho, então eu ficava andando pelas ruas geladas.

montreal streets in november
Ruas de Montréal em Novembro

Mas, enfim, agora estou com um óculos nota 7, gastei todo o meu benefício e preciso esperar até Novembro para pegar outro óculos dentro do meu plano.

Recomendação de Comprar Óculos

Essa semana, em Março de 2021 (ou 1 ano e 3 meses depois) do episódio com a Les Binocles, a minha esposa me mandou um cupou de desconto para a Kits.ca, que é uma loja online de óculos. Nunca confiei muito nesses sites, mas a promoção era imperdível: um óculos novo com prescrição de graça. Eu só teria que pagar os $9 de frete para dentro do Canadá.

Resolvi testar.

Na mesma semana, ela me mandou um outro, que é uma ótica no centro da cidade que estava dando $250 de crédito no Groupon por só $29. Resolvi testar também. Se desse certo, compraria óculos escuros.

Primeira parte: kits.ca

Site super simples de usar e de comprar óculos. Fiquei impressionado. Eu sou bem chato com a escolha do óculos e nessa parte eu acho que realmente não tem como fazer mesmo. A escolha de colocar no rosto até tem uns “testes virtuais” que você habilita a câmera do seu celular e aí o óculos aparece na sua cara, mas obviamente que nem se comparar com ir à ótica e experimentar.

Tirando isso, a experiência no kits.ca é bem boa. Na hora da prescrição, você pode tirar uma foto da sua prescrição ou digitar os dados. Cada campo é bem claro do que se deve colocar e parece que há um padrão que todos seguem, então fica fácil.

E a variedade de armações é boa. Na promoção estavam só as armações da marca Kits, mas que são bem mais ou menos.

Comprei numa sexta-feira e chegou numa terça-feira. Bem menos que os 10 dias que demorou na Les Binocles.

Quando chegou, eu fiz uma enquete para que as pessoas me ajudassem a escolher qual óculos usar. O óculos de cima é o que eu tinha antes, o óculo de baixo é o novo:

glasses comparison montreal

Qual você escolheria?

Os resultados finais foram:

glasses comparison results montreal

As pessoas gostaram mais dos óculos da Kits.ca. Eu não sou muito fã da armação fina, mas eu estou pensando em fazer uns óculos de backup da Kits com as armações York ou Luma.

Ah, e o groupon? Um lixo: cheguei lá, ela quis me empurrar lentes de $200 e armações de $500. Tô de boa.

Enfim: esse foi o meu relato. Gostei muito do Kits.ca, existem outras opções também:

Zeni: https://ca.zennioptical.com/

EyeBuyDirect: https://ca.eyebuydirect.com/

Se você leu até aqui, fique à vontade para deixar um comentário com uma pergunta sobre o processo. Provavelmente eu esqueci alguma coisa importante.

Até a próxima.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *